domingo, 20 de maio de 2012

SANTA SARA KALI



Conheça O Poder Da Protetora Do Povo Cigano  
O mistério envolve o povo cigano com o ar que ele respira. Da Lua Cheia, retira a magia; da dança e da musica, toda a alegria; da natureza, a força e a energia. E para Santa Sara, ele volta sua fé, seus pedidos e seus agradecimentos. 
Agora, você vai conhecer tudo sobre essa santa, as muitas histórias em torno da sua vida e do seu poder e uma oração para invocá-la nos momentos difíceis.
  O Começo De Uma Adoração
Para desvendar um pouco do mistério que acompanha Santa Sara e descobrir porque ela é tão venerada pelos ciganos, é preciso voltar ao tempo, na Idade Média, particularmente na Europa.
A religiosidade faz parte da vida dos ciganos, desde o nascimento até a morte, e para poderem cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não-ciganos é que eles costumavam se converter à religião dominante do local em que se estabeleciam. Então, os grupos que foram para a Europa se declararam católicos e se ligaram a Santa Sara que tinha origens misteriosas e a pele morena, como eles. 
                                       Histórias Ou Lendas
            Dessa aura de mistério que pairava na imagem de sara saíram várias histórias e versões para o seu aparecimento. Ela é considerada uma santa católica, mas não passou pelos processos de canonização desta igreja. Também se liga a uma forte tradição européia  medieval, o culto às virgens negras. Muitas santidades femininas, representadas por estátuas negras, foram adoradas durante toda a Idade Média. E muitos católicos transformavam as igrejas em santuários de peregrinação. 
         Uma das histórias diz que sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer, em Camargue , região do sul da França.
 Outra versão conta que Sara era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajudá-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra.
 Uma das explicações para estas histórias é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia , a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a história de Sara, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas.

EVENTO REALIZADO EM 20/10/2006
Gruta de Santa Sara Kali foi inaugurada em clima de festa cigana
A primeira gruta construída no país e na América Latina em homenagem a Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano, foi inaugurada neste sábado (21), às 15 horas, na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. A iniciativa, da Prefeitura de Santos, teve a participação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Copire) e da comunidade cigana da Baixada Santista, que reúne cerca de duas mil famílias.
Santa Sara Kali, padroeira universal do povo cigano, não foi canonizada pela Igreja Católica mas é cultuada por adeptos de várias religiões, sobretudo pela proteção à fertilidade das mulheres. A gruta, que deve se transformar em novo ponto de atração turística e religiosa, foi construída em granito pelo Departamento de Administração Regional dos Morros (Dear-M), com projeto do engenheiro Luiz Bezzi Pasquarelli.
A gruta tem 1,50 m de altura, 1,20 m de largura e 80 cm de profundidade. O espaço conta com portão de ferro e spots embutidos para iluminar a imagem, que tem 62 cm de altura e foi doada por uma simpatizante da comunidade cigana.
 
FESTA TÍPICA
Para marcar a entrega da gruta, foi realizada uma grande festa no espaço da Lagoa da Saudade, das 15 até às 22 horas, preparada pela comunidade cigana, que convidou grupos de várias partes do país. Com danças, músicas típicas e praça de alimentação.

Foram servidos, entre outros pratos, o sarmá, uma espécie de charutinho da culinára árabe, com folhas de repolho recheadas de carne de porco temperada com lingüiça, pimentão e muita pimenta, conforme explica Imar Lopes, uma das líderes.
A festa também contou com o ritual da marcha de Santa Sara Kali, com a presença de cavalos que foram comandados pelo cigano D. Pedro Lorens. A parte religiosa teve inicio com celebração de missa ao meio-dia na Igreja do Rosário, havendo em seguida procissão para conduzir a imagem de Sara Kali até a Igreja da Paróquia São João Batista, na praça Guadalajara, no Morro da Nova Cintra.

Dali a santa foi levada às 15 horas para a área da Lagoa, onde a gruta foi erguida, atrás dos quiosques, num espaço verde com caminho de pedras de granito retiradas do próprio morro.
NOVO CAMINHO
A inauguração da gruta é o primeiro passo para se criar na região o Caminho de Santa Sara Kali, como sonham os diversos clãs de ciganos. "Já estamos em entendimentos com a Diocese Católica de Santos", explica um dos líderes, Ian Lopes. Tradicionalmente os festejos de Santa Sara Kali ocorrem nos dias 24 e 25 de maio.

A valorização da etnia com vários festejos típicos, como o Dia Internacional dos Ciganos, comemorado no dia 8 de abril, estão entre as iniciativas da Copire, ligada à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, visando favorecer as minorias, preservar sua cultura e conter a discriminação, conforme assinala o coordenador do órgão, José Ricardo dos Santos. Foi esse órgão que intermediou as conversações com o povo cigano, com base em farta documentação, para que o prefeito João Paulo Tavares Papa determinasse a construção da gruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário